sábado, 31 de maio de 2014

Cinema, patrimônio e educação: mostra de Ouro Preto


Terra Magazine 30/05/2014
Blog do Nelson Pretto

Acontece até a próxima segunda, dia 2 de junho, a 9ª Mostra de Cinema de Ouro Preto, na bela cidade mineira, histórica e cercada de exuberantes montanhas. (lembra do tempo que colocávamos uns plásticos no vidro dos carros? Por aqui tinha um que eu amava e dizia: olhe bem as montanhas)

O CINEOP deste anos é dedicado a três grande nomes do cinema brasileiro, Cosme Alves Brito, Ricardo Miranda e Luiz Rosemberg Filho, os dois primeiros já falecidos e o ultimo aqui presente e efusivamente homenageado. A mostra acontece com a apresentação gratuita de 59 filmes (19 longas-metragens, 7 médias e 33 curtas), 21 encontros em torno da educação, preservação, estéticas e Cinema Patrimônio.

A abertura se deu no maravilhoso e bem conservado Cine Villa Rica, fundado em 1957, que possui cerca de 400 lugares, praticamente lotado.
Destaco aqui a rede emanada da própria mostra em torno da preservação da memória do cinema brasileiro e do patrimônio, rede que já conta com 70 arquivos parceiros. Em debate, o conceito e as práticas em redes, ampliando as possibilidades de acesso, encontro e intercâmbio da memória.
A ligação da Mostra com a edução se dá desde a segunda edição do evento, quando a Rede Kino – Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisualpassou a ser realizada conjuntamente.

Nenhum comentário: