terça-feira, 2 de abril de 2019

Comemorando a lusofonia


Não é por acaso que se comemora o dia da Comunidade Luso-Brasileira no dia 22 de abril. A data remete-nos ao descobrimento do Brasil, uma data importante para nós, que marca a chegada dos primeiros portugueses em terras brasileiras, e também a data de celebração do Tratado de Amizade entre Brasil e Portugal, ocorrido nesse dia no ano de 2000.
Por esse tratado fica assegurado em seu artigo 1º “O desenvolvimento econômico, social e cultural alicerçado no respeito dos direitos e liberdades fundamentais. O estreitamento dos vínculos entre os dois povos com vista à garantia da paz e do progresso nas relações internacionais. A consolidação da comunidade dos países de língua portuguesa,” entre outras decisões.
Existem laços de fraternidade, linguísticos e  culturais  entre esses dois países que nos ligam. A influência dos portugueses está por toda a parte, a língua é um dos grandes legados que nos une á todos. As circunstâncias históricas nos levam a ter muitas afinidades com esse país, afinal fomos colonizados por eles, e seus traços culturais estão marcados em nós. Desde a culinária, a música, arte, arquitetura, a religiosidade, enfim, não poderia ser diferente, muitos portugueses vieram para cá a procura de uma vida melhor e aqui se estabeleceram, aproximando e estreitando os vínculos entre ambos. A comunidade Luso-Brasileira está totalmente integrada a sociedade Brasileira, preservando seus costumes, mas adaptados a nossa cultura.Espalhados por esse imenso Brasil, que agora também é seu país.
Um dos objetivos de se comemorar esse dia  é o fortalecimento dos laços que unem Brasil e Portugal. Temos uma história partilhada que nos torna países irmãos e temos a lusofonia como integrador comum. Essa comemoração vai além, levando ao conhecimento de mais pessoas essa comunhão e os esforços feitos para que o espaço lusófono seja mais conhecido do grande público. Uma realidade que aqui no Brasil é muito incipiente ainda. Em Portugal a lusofonia tem uma representatividade e um papel mais importante, mas a realidade é que fora desse contexto, a lusofonia tem um papel quase insignificante entre os demais países falantes da língua portuguesa. A lusofonia  e a perspectiva de acordos envolvendo a língua em comum,  se destaca em Portugal, mas no Brasil essas ideias não encontram muito eco. Por isso qualquer data que faça nos lembrar dessas ligações, que aposte na formação de um espaço que se mobilize  em torno dessa identidade linguística, que promova discussões que valorize as questões culturais é muito bem-vinda. A lusofonia continua sendo um desafio. O espaço lusófono ainda está em construção.

A língua é um fator determinante  de união e de entendimento entre os países que fazem parte da CPLP( Comunidade dos países de língua portuguesa). Há que se comemorar esse dia e todos os outros que promovam a união entre Brasil e Portugal, e, aproveitar esse momento para realizar ações culturais, políticas e sociais, que nos façam perceber a importância da lusofonia não só para a comunidade lusófona, mas para a sociedade em geral. A Comunidade Luso-Brasileira muito pode contribuir para esse avanço. Lusofonia é sinônimo de língua, história, cultura, sentimentos. É herança que une comunidades espalhadas pelo mundo. É a língua de Pessoa, Camões, Machado de Assis, Eça de Queiróz, Jorge Amado, Padre Antonio Vieira, tantos que fizeram chegar ao mundo nossa língua, e unir de maneira única pessoas de tantos lugares em torno de um denominador comum.
Como escreveu Alberto de Lacerda, “esta língua portuguesa, capaz de tudo, como uma mulher realmente apaixonada, esta língua é minha Índia constante, minha núpcia ininterrupta, meu amor para sempre, minha libertinagem, minha eterna virgindade”
Comemorar o dia da Comunidade Luso-Brasileira nos faz pensar na importância desses laços, e a língua faz parte dessa ligação, é uma identidade comum, são valores partilhados que enriquecem e contribuem para o estreitamento desse relacionamento e para o reforço da lusofonia.

Mariene Hildebrando
Presidente da Associação Brasileira para a União Lusófona- Mil Brasil
e-mail: marihfreitas@ho

Nenhum comentário: