terça-feira, 20 de abril de 2021

A VIDA COMO ELA É !

 



E não é que constato que a maioria das pessoas passou a perceber coisas que sempre estiveram ali, mas que antes não viam? Esse momento especial que estamos vivendo nos trouxe outras percepções, novos sentimentos, pensamentos e emoções. Mudança de atitude também. Coisas que pareciam tão importantes deixaram de ser. Coisas que não tinham importância passaram a ter. E nesse novo mundo que surgiu começamos a nos reinventar. A maioria de nós não se dava conta do valor de um abraço, da liberdade de ir e vir, de ir a um cinema, ao teatro, assistir a um show.  Sentar na praia e tomar um sol, visitar amigos e parentes. Conviver. E conviver ficou mais difícil e cheio de regras. Tivemos que aprender com o distanciamento social a pensar mais no outro.

Que choque levamos ao ver nosso mundo mudar, e as regras não serem mais as mesmas, isso de uma hora para outra. Como é aterrorizante a incerteza e dar-se conta da impermanência de tudo. Sim a impermanência anda junto com a gente, nos mostrando a todo o momento como tudo pode mudar num piscar de olhos, deixando tudo melhor ou pior, vai depender da situação em que nos encontramos. Se a mudança que chega é para pior, que difícil aceitar, saber lidar, ou então, arrumar estratégias para lutar, mudar de novo a situação e não sucumbir. Dá para ser feliz se nada é permanente? Sim, desde que entendamos que nada dura para sempre, nem a tristeza, nem a dor, nem a alegria, e que a sabedoria está em aceitar a impermanência de tudo, apostando nas alternativas, não nos iludindo achando que as certezas é que nos deixarão felizes, porque se existe uma coisa que é certa que não podemos contar é com a certeza. Entender que não podemos controlar tudo evita muito sofrimento.

Segundo o budismo, a impermanência é uma das qualidades básicas que caracterizam o universo, sobre a impermanência se diz: “Nada no universo perdura para sempre, tudo se transforma continuamente e caminha para a própria dissolução”. Precisamos desapegar, pois se não o fizermos inevitavelmente acabaremos por sofrer. Essa expressão “desapega” é muito usada hoje em dia, mas a maioria das pessoas não sabe o que realmente isso quer dizer.  O desapegar está ligado ao temporário, pois se tudo é temporário é mister que não nos deixemos iludir pelo apego as coisas, as pessoas, as situações. . É importante compreendermos que as mudanças são necessárias, que a impermanência faz parte da nossa existência. Temos o momento presente. Cultivar o desapego faz parte desse crescimento. Nos desenvolvemos através da impermanência. Perceber que tudo é impermanente, é aí que está o aprendizado.

            Não imaginávamos que esse ano fosse ser tão diferente, que fosse trazer mudanças tão inesperadas para o planeta, para o mundo inteiro. Jamais podíamos prever que algo assim pudesse acontecer agora, talvez num futuro distante. A humanidade enfrentar esse desafio e tendo que unir conhecimentos, tecnologias, estudos científicos, olhar para a história e tentar aprender com casos semelhantes ocorridos no passado. Se reinventar,e, inventar novas maneiras de viver para poder sobreviver. Vem à vida nos mostrar que tudo pode mudar e por mais que a gente tente, nunca estamos realmente preparados para sair da nossa zona de conforto, quando essa mudança não foi planejada por nós. Mas é através dessa impermanência que as transformações ocorrem, só assim para evoluirmos, só assim para crescermos. Maior exemplo de impermanência é nossa própria existência, tão frágil, passando por várias fases, a infância, adolescência, fase adulta e a velhice até nosso completo desaparecimento desse mundo. Nossa aparência muda, nossos sentimentos mudam, nossos pensamentos mudam. A impermanência faz parte de nossa trajetória, por isso devemos focar no desapego, do passado, de coisas e de pessoas que não nos fazem bem, de situações que não queríamos que tivessem mudado, mas aconteceu, nada permanece igual nunca, apenas no nosso pensamento, apenas na mente que rejeita a ideia de que tudo muda, o que gera uma ilusão, e quando se der conta dessa ilusão,ou aceita que a mudança aconteceu ou sofre por aquilo que não pode mais ser.

             A vida é o presente, o agora. A Felicidade é feita de momentos, não dura para sempre, apenas na nossa lembrança. O universo está sempre se transformando, assim o mundo que nos cerca está sempre nos influenciando, só assim a vida acontece. O apego faz justamente o contrário, nos dá uma falsa ideia de que tudo está estável e seguro, que temos o controle das coisas, quando na verdade tudo é transitório. Nada na vida permanece igual. Para aqueles que sentiram muita dificuldade em aceitar a nova situação que vivemos foi um grande choque de realidade. Foi e está sendo difícil para todo mundo, mas para aqueles muito apegados foi mais difícil ainda, foi um aprendizado, entender, por exemplo, que a vida dá lugar à morte, que independente do nosso querer as mudanças acontecem.

Kahlil Gibran dizia que “não começamos nenhum dia como terminamos o dia anterior; nenhum nascer do sol nos encontra onde o pôr do sol nos deixou”.

A compreensão e a aceitação da impermanência nos afastam da angústia que o apego nos traz e nos liberta do medo trazendo paz aos nossos corações. Se aceitarmos que tudo muda o tempo todo conseguiremos desfrutar de uma vida mais plena.

Nada durará para sempre, a impermanência é a única coisa que é real.

 

Mariene Hildebrando

Nenhum comentário: