domingo, 2 de setembro de 2018

A Falta de educação nas redes sociais



Postar nas redes sociais está virando um trabalho nada fácil. Já vi amizades acabarem e inimizades nascerem por conta de postagens nas redes sociais. Algo que era pra ser divertido, momentos  para ser compartilhado com amigos , opiniões sobre determinados temas acaba virando dor de cabeça. Tudo o que postamos é criticado, julgado e sentenciado. Se posto algo que gosto, como um ditado, por exemplo, as pessoas já acham que estou com algum problema relacionado ao que postei. Se falo sobre determinado tema, já vem um monte de gente criticando, dando opinião e querendo briga. Ora, é claro que sei que o que posto vai repercutir. Vai ter gente querendo opinar sempre. Mas daí isso virar quase uma guerra, com pessoas que se pudessem partiam para a agressão física, é outra coisa. Tenho me policiado para não postar minha opinião sobre qualquer assunto. Tenho me limitado a postar um “Bom Dia”. Acho que um simples bom dia não causará polêmica nenhuma. As pessoas têm que entender que podem se posicionar sobre os temas que lhe interessam sem ser agressivas, sem querer impor sua opinião, assim como os que respondem as postagens devem fazê-lo de modo não grosseiro e ofensivo.  Sim, existem regras para que a boa convivência com outros usuários do mundo virtual aconteça de maneira correta, para que o outro possa nos entender.
A liberdade de se expressar faz parte de socializar e expor nossas ideias e opiniões perante o mundo e os outros. O problema começa quando resolvemos exteriorizar nossos pensamentos. No momento em que tornamos público nossos sentimentos e percepções internas, devemos tomar alguns cuidados. Nossa liberdade seja ela qual for, tem que envolver o respeito ao próximo sempre.
Cada um com sua maneira de pensar e ver o mundo. O que pensamos ou sentimos em relação a qualquer assunto, não deve servir de munição para as pessoas se acharem no direito de serem mal educadas. Repito: Cada um na sua. Quem está certo ou errado? Não sei, até porque não acredito que as coisas sejam assim tão óbvias. Postar um comentário sobre algo requer  educação e respeito no falar, no escrever, na maneira como me posiciono. Sempre vão existir os que são a favor e os que são contra, mas não precisamos brigar por conta disso nos indispormos e criarmos situações de conflito. O bate boca não leva a nada. Vamos serenar a mente e os corações. É isso. Podemos opinar sim, sem, no entanto achar que somos os donos da verdade. Cada um com suas crenças, seu ponto de vista, sua convicção.
Não preciso expor minhas ideias querendo impor meu pensamento e achar que quem não concorda comigo está contra mim.
Quando expressamos nossos pensamentos, estamos exercendo nosso direito de comunicação, e precisamos saber que para tudo que externamos haverá sempre alguém atento, disposto a opinar também, testando nossa tolerância e nossa capacidade de ouvir e entender o que o outro tem a nos dizer.  Devemos estar conscientes das consequências de nossas ações. Afinal, toda ação gera sempre reação. Mas nem por isso preciso ler grosserias de quem não respeita a opinião alheia. É preciso ter ética na internet também.
Tudo que dizemos ( escrevemos) nas redes sociais fica documentado. É bom pensar sobre o que se vai postar, cada um tem sua visão de mundo, seus valores e sua ética  Qualquer pessoa pode escrever o que quiser, verdades e inverdades, mas as consequências do que se diz virão, cedo ou tarde.
. A educação, o respeito e a nossa conduta, devem ser os mesmos independente do lugar, e, na internet estamos interagindo o tempo todo, só que a abrangência do que fazemos e dizemos é muito maior. Alcançamos muito mais pessoas do que normalmente faríamos se a nossa conversa acontecesse  pessoalmente.  Existe uma falsa noção de segurança. Estamos atrás de um computador, então nada nos ameaça. Ledo engano. A lei brasileira proíbe o anonimato. Algumas pessoas perdem a noção do bom senso, não se preocupam com o que dizem e acabam tornando-se mal educados por querer fazer valer sua opinião. Uma visão diferente  não deveria gerar polêmica.
A educação continua sendo a chave de tudo. Temos o direito de nos manifestar, mas sem cometer ofensas, sem agredir, sem virar juiz. O radicalismo seja em que área for nunca é bom. Nossas opiniões atingem muitas pessoas, a abrangência se torna imensa através da internet, tenho que agir com responsabilidade, respeitar as diferenças. A sensação de estar impune é o que leva muita gente a destilar seu ódio na internet. Mas é apenas sensação. O crime cometido na internet recebe a mesma punição que um crime cometido fora da internet. Antes de postar algo, pense no impacto que aquilo irá causar, e se vale a pena mesmo assim.
            E nunca é demais lembrar:
 Respeito e limite é a palavra de ordem!
Na internet ou fora dela.

Mariene Hildebrando
e-mail: marihfreitas@hotmail.com



Nenhum comentário: