terça-feira, 17 de março de 2015

Manifestação do dia 15/03/2015


Exemplo do exercício da cidadania e de civilidade

Civilidade segundo o dicionário significa:  Observação das conveniências, das boas maneiras em sociedade; cortesia, urbanidade, polidez. Cabe aqui uma pequena distinção entre Ditadura Militar e Intervenção Militar. Que fique claro que não aprovo nenhum dos dois.
A ditadura militar ocorreu através de um golpe de Estado, se sustentava pelas armas. Veio para derrubar um governo que era legitimado constitucionalmente.  O historiador militar Edward Luttwak diz que, “golpe consiste na infiltração de um segmento pequeno, mas crítico, do aparato estatal, que é então usado para substituir o governo no controle do restante.
A intervenção Constitucional militar  seria para defender os interesses do povo. Visto que o Exército a princípio está aí para nos defender. A manifestação ocorrida no país, foi um exemplo de civilidade por termos nos manifestado sem nenhum conflito. Não acho que uma intervenção resolveria algo, assim como não acredito que o impeachment da presidenta mudaria alguma coisa. O manifesto mostra o nosso descontentamento e é legítimo.
Promover a paz e a justiça não é dever só do Estado. A cultura da paz, das liberdades, é responsabilidade de todos aqueles que lutam por um país melhor, onde haja respeito aos direitos fundamentais básicos. O período triste e cruel da nossa história, ( Ditadura Militar) será para sempre lembrado. Nem intervenção, nem ditadura. Apenas nós, o povo, despertando e sendo protagonistas da nossa própria história, resgatando o sentido de democracia. Normal que sendo uma manifestação democrática se encontre posições que não representam a maioria. Mas isso é democracia, e não desmerece em nada o sentido maior que é o resgate de valores e sonhos, o fortalecimento  e a consolidação do Estado Democrático.




Nenhum comentário: