terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Ministério da Educação divulga nota de corte no Sisu

Jornal da Globo


Ari PeixotoBrasília, DF



Os cotistas foram quase metade dos inscritos no Sisu. A lista dos primeiros selecionados foi divulgada nesta segunda-feira (14) na internet pelo ministério da educação.
Foi um susto quando Fabiana Montoro entrou na internet e viu a mensagem no site do Sisu. Depois de tentar cinco vezes o vestibular da Universidade de Brasília, foi selecionada para cursar psicologia na Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Ficou entusiasmada.
“Acho que é bem interessante porque acaba universalizando, e as pessoas começam a ter uma troca cultural bem maior dentro de uma sala de aula”, diz. Para Fabiana e os outros aprovados no Sisu, é hora de procurar as instituições de ensino para as quais foram selecionados. A matrícula deve ser feita entre os dias 18 e 22 de janeiro. Quem não se matricular perde a vaga.
Segundo o calendário do Sisu, quem não está na relação deve esperar a segunda chamada, no dia 28 de janeiro, e fazer a matrícula entre 1º e 5 de fevereiro. Depois da segunda chamada, as vagas que sobrarem vão para uma lista de espera por instituição.
Entre 28 de janeiro e 8 de fevereiro, os candidatos que não foram chamados devem aderir à lista no site do Sisu. No dia 18 de fevereiro, os candidatos selecionados serão convocados.
Este ano, dos quase dois milhões de inscritos, praticamente metade foi de candidatos do sistema de cotas sociais e raciais. Foram reservadas 12,5% das vagas. Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, quem não conseguiu uma vaga agora terá outras oportunidades. “Nós temos mais de 144 mil bolsas do ProUni e do Fies. Então, quem quer estudar, que está verdadeiramente empenhado, vai encontrar caminhos”, diz.

Nenhum comentário: