Como lidar com a educação
digital nas escolas e estabelecimentos de ensino, com os processos e práticas inovadores, com
toda essa conectividade e tecnologia que apresentam mudanças rápidas a todo
momento? Até que ponto essa tecnologia ajuda
no aprendizado? Podemos achar que o uso da internet por exemplo, só tráz
benefícios?
Por meio da internet, temos acesso a uma maior variedade de oportunidades
de aprendizagem, independente de geografia ou circunstância socioeconômica. Professores
e alunos tem informação e tecnologia disponível, saber usar isso tudo é
importante na construção de novos conhecimentos, a internet funciona como um
espaço social, ela é transformadora, junto com outras ferramentas digitais possibilita
o conhecimento, o aprendizado. Todas as produções culturais e científicas que
surgem a todo o momento estão ao nosso alcance.
A Educação Digital ajuda a
aproximar o professor dos alunos e torna a aula mais interessante. Não há dúvida de que a tecnologia digital veio
transformar a maneira como se ensina.
O professor precisa ter
capacitação, educação, saber utilizar todas as ferramentas e saber conectar
tudo isso. Entender o processo ajuda a motivar o aluno, e a aumentar o
interesse dele pela aula. O professor precisa se preparar para utilizar essa
tecnologia. As escolas tem que providenciar esse preparo. Temos que falar a
mesma linguagem dos alunos. A tecnologia quando bem utilizada no ensino aprendizagem, e mesclada com a aula
mais tradicional produz uma educação
mais efetiva. Essa mescla tem que ser bem dosada.O aluno é sujeito ativo e tem
grande participação na sua própria aprendizagem, mas ela não vai acontecer como
um milagre apenas com o uso das TICs. O professor tem que inspirar o pensamento
crítico, agir aliando as tecnologias aos métodos utilizados em aula para
melhorar o ensino aprendizagem.
Tanto professor quanto aluno
através da internet tem acesso a milhares de informação, que geram saberes,
aprendizagens, todo tipo de conhecimentos. O professor pode agir como mediador,
sugerindo, estimulando, solucionando questões. Com o uso da tecnologia novas
linguagens são incorporadas ao cotidiano dos nossos jovens, como o uso do
polegar para escrever mensagens no telefone móvel, o uso de ícones, símbolos e
imagens que possibilitam uma nova maneira de interagir e se comunicar. Uma nova
linguagem visual, sites de relacionamento, chats, salas de bate-papo, tudo
feito com uma rapidez espantosa. A juventude do século 21 é uma juventude que
produz mais e melhor, devido a acessibilidade as novas tecnologias.
O aluno tem se empoderado da
aprendizagem dentro de redes conectadas. Ele se conecta as informações quando e
como acha necessário. As tecnologias
trazem uma nova forma de nos comunicarmos, diferentes linguagens , maior desenvolvimento da leitura
e da escrita, novas maneiras de pensar. Por isso a importância do professor
saber como utilizar a tecnologia de forma correta, se apropriar desse
conhecimento, estar atualizados com as TICs, para poder criar novas
possibilidades de ensinar, agir também como orientador, motivador, estimulador,
incentivador do aluno, através de
atividades que exigem planejamento. O professor se torna parceiro do aluno, trabalham
juntos, descobrem juntos, constroem juntos o conhecimento e a aprendizagem.
Os desafios não são pequenos, é necessário que os
educadores tenham uma nova postura que envolva toda a escola, alunos, gestão
escolar, adaptação da parte física da escola se for necessário. Transformar a
produção do conhecimento através da tecnologia, dessa nova sociedade da
informação, nos relacionarmos com esse novo horizonte de forma a nos
apropriarmos dessa nova maneira de ensinar e de aprender também. A ideia geral
é de cooperação, novas posturas e repensar a construção de uma nova escola.
Mariene Hildebrando
Professora e
especialista em Direitos Humanos
Email:
marihfreitas@hotmail.com
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