terça-feira, 5 de julho de 2016

A Educação na Era Digital



Como lidar com a educação digital nas escolas e estabelecimentos de ensino,  com os processos e práticas inovadores, com toda essa conectividade e tecnologia que apresentam mudanças rápidas a todo momento? Até que ponto essa tecnologia ajuda  no aprendizado? Podemos achar que o uso da internet por exemplo, só tráz benefícios?
Por meio da internet, temos  acesso a uma maior variedade de oportunidades de aprendizagem, independente de geografia ou circunstância socioeconômica. Professores e alunos tem informação e tecnologia disponível, saber usar isso tudo é importante na construção de novos conhecimentos, a internet funciona como um espaço social, ela é transformadora, junto com outras ferramentas digitais possibilita o conhecimento, o aprendizado. Todas as produções culturais e científicas que surgem a todo o momento estão ao nosso alcance.
A Educação Digital ajuda a aproximar o professor dos alunos e torna a aula mais interessante.  Não há dúvida de que a tecnologia digital veio transformar a  maneira como se ensina.
O professor precisa ter capacitação, educação, saber utilizar todas as ferramentas e saber conectar tudo isso. Entender o processo ajuda a motivar o aluno, e a aumentar o interesse dele pela aula. O professor precisa se preparar para utilizar essa tecnologia. As escolas tem que providenciar esse preparo. Temos que falar a mesma linguagem dos alunos. A tecnologia quando bem utilizada  no ensino aprendizagem, e mesclada com a aula mais tradicional  produz uma educação mais efetiva. Essa mescla tem que ser bem dosada.O aluno é sujeito ativo e tem grande participação na sua própria aprendizagem, mas ela não vai acontecer como um milagre apenas com o uso das TICs. O professor tem que inspirar o pensamento crítico, agir aliando as tecnologias aos métodos utilizados em aula para melhorar o ensino aprendizagem.
Tanto professor quanto aluno através da internet tem acesso a milhares de informação, que geram saberes, aprendizagens, todo tipo de conhecimentos. O professor pode agir como mediador, sugerindo, estimulando, solucionando questões. Com o uso da tecnologia novas linguagens são incorporadas ao cotidiano dos nossos jovens, como o uso do polegar para escrever mensagens no telefone móvel, o uso de ícones, símbolos e imagens que possibilitam uma nova maneira de interagir e se comunicar. Uma nova linguagem visual, sites de relacionamento, chats, salas de bate-papo, tudo feito com uma rapidez espantosa. A juventude do século 21 é uma juventude que produz mais e melhor, devido a acessibilidade as novas tecnologias.

O aluno tem se empoderado da aprendizagem dentro de redes conectadas. Ele se conecta as informações quando e como acha necessário. As tecnologias  trazem uma nova forma de nos comunicarmos, diferentes  linguagens , maior desenvolvimento da leitura e da escrita, novas maneiras de pensar.  Por isso a importância do professor saber como utilizar a tecnologia de forma correta, se apropriar desse conhecimento, estar atualizados com as TICs, para poder criar novas possibilidades de ensinar, agir também como orientador, motivador, estimulador, incentivador  do aluno, através de atividades que exigem planejamento. O professor se torna parceiro do aluno, trabalham juntos, descobrem juntos, constroem juntos o conhecimento e a aprendizagem.
            Os desafios não são pequenos, é necessário que os educadores tenham uma nova postura que envolva toda a escola, alunos, gestão escolar, adaptação da parte física da escola se for necessário. Transformar a produção do conhecimento através da tecnologia, dessa nova sociedade da informação, nos relacionarmos com esse novo horizonte de forma a nos apropriarmos dessa nova maneira de ensinar e de aprender também. A ideia geral é de cooperação, novas posturas e repensar a construção de uma nova escola.

Mariene Hildebrando
Professora e especialista em Direitos Humanos
Email: marihfreitas@hotmail.com


Nenhum comentário: