“Mais
do que nunca, hoje, pensar sobre a educação é, simultaneamente, pensar na
ciência, na tecnologia, na saúde e, principalmente, na cultura e, tudo isso, de
maneira articulada.”(Nelson de Luca Pretto)
O desafio de hoje é articular,
ciência, tecnologia e educação. A informação que chega com uma velocidade
espantosa, as transformações tecnológicas que acontecem a todo o momento. A
expansão da tecnologia na área da informática, da mídia, da telefonia,
transformação no uso das tecnologias digitais convivendo com a mídia
tradicional. O poder sobre toda essa tecnologia nas mãos de poucos. Mesmo
ocorrendo toda essa transformação, o acesso a essa cibercultura ainda não chega
a todas as pessoas. Esse acesso precisa ser democratizado e as formas de produção
descentralizadas para que possamos enfrentar os desafios que se tem pela
frente.
As redes horizontais são uma boa
ajuda, pois elas permitem uma maior interação e colaboração entre as pessoas
com objetivos e ideais comuns. Nesse caso pensa-se a tecnologia como mais do
que apenas ferramentas para a produção de conhecimento, a internet funciona
como um espaço social, ela é transformadora, junto com outras ferramentas
digitais possibilita o conhecimento, o aprendizado, todas as produções
culturais e científicas que surgem a todo o momento estão ao nosso alcance.
Com o uso da tecnologia novas
linguagens são incorporadas ao cotidiano dos nossos jovens, como o uso do
polegar para escrever mensagens no telefone móvel, o uso de ícones, símbolos e
imagens que possibilitam uma nova maneira de interagir e se comunicar. Uma nova
linguagem visual, sites de relacionamento, chats, salas de bate-papo, tudo feito
com uma rapidez espantosa e nós professores temos que entrar nesse ritmo,
aprender a utilizar toda essa tecnologia disponível na mesma velocidade, sob o
risco de ficarmos desatualizados. A juventude do século 21 é uma juventude que
produz mais e melhor, devido a acessibilidade as novas tecnologias.
Temos muita informação e tecnologia
disponível, saber usar isso tudo a nosso favor é importante na construção de
novos conhecimentos. Nos apropriando dos diversos tipos de linguagem estamos
trilhando um caminho de mudanças na nossa maneira de trabalhar. Não estamos
mais limitados ao aprendizado apenas em sala de aula, a Educação à distância é
uma realidade, e ela está sendo incorporada a educação tradicional presencial,
através do uso da tecnologia.
“A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada
pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos
cidadãos para essa
sociedade pós-moderna”. Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais
na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e
tecnológica.”, cultural e tecnológica.”
( revista overmundo)
Está
se criando uma nova relação entre alunos e professores, método de ensino e
aulas mais descontraídas e atraentes. Com o uso da tecnologia a aprendizagem se
torna mais interessante, o professor atua muito mais como um orientador e
colaborador nesse processo. Infelizmente essa tecnologia ainda não é acessível
a todos.
Os desafios não são pequenos, é
necessário que professores e estudantes se apropriem dos recursos disponíveis,
se aperfeiçoem, utilizem os recursos educativos e tenham uma nova postura que envolva
toda a escola, professores, alunos, gestão escolar, adaptação da parte física
da escola se for necessário. Transformar a produção do conhecimento através da
tecnologia, dessa nova sociedade da informação, nos relacionarmos com esse novo
horizonte de forma a nos apropriarmos dessa nova maneira de ensinar e de
aprender também. A ideia geral é de cooperação, novas posturas e repensar a
construção de uma nova escola.
Mariene
Hildebrando de Freitas
Professora
e especialista em Direitos Humanos
Email:
marihfreitas@hotmail.com
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