sábado, 20 de abril de 2013

Texto produzido por Turma: 14 Adm. Subsequente.


Texto produzido por Turma: 14 Adm. Subsequente.

Nomes: Juliano Azevedo, Márcia Muller,
Márcia Felício e Tatiana Alves.
Data: 16/04/2013.

COMO DEVE SER PENSADO O DIREITO A INFORMAÇÃO EM UM ESTADO DEMOCRÁTICO COMO O NOSSO?

“Conhecimento e poder”.  Reconhecemos que o acesso ao poder esta diretamente relacionada ao acesso a informação. Propagar o conhecimento significa compartilhar e democratizar o poder. Limitar por sua vez, resulta na concentração do poder nas mãos daqueles que detêm o acesso a informação.
O direito de acesso a informação esta previsto no inciso XXXIII, do artigo 5º da constituição federal, já a declaração dos direitos humanos nos garante o direito a liberdade de opinião e de expressão; esse direito inclui a liberdade de ter opiniões sem sofrer interferências e de procurar receber e divulgar informações e idéias por quaisquer meios, sem limite de fronteiras.
Levando em consideração que todos nós temos direitos dentro e fora de uma sociedade e que o direito à informação e um fator reconhecido de uma forma crescente em diversos países, nós aqui, onde vivemos, pensamos que se possuímos obrigações, obviamente também possuímos direitos e que esses devem ser respeitados.
E necessário que seja compreendido tanto por funcionários e agentes do estado como a população em geral que o direito à informação e um direito fundamental do cidadão.
As múltiplas relações sociais que caracterizam uma vida em uma sociedade democrática, são marcadas por um elemento fundamental: a necessidade do individuo fazer escolhas. Essas escolhas terão como resultados positivos ou negativos quanto maior numero de informações que ele ou ela detiver sobre as opções, os caminhos, as alternativas e as possibilidades disponíveis. Visando que decisões tomadas no escuro serão prejudiciais.
O direito á informação nos facilita a consultar facilmente dados cadastrais de empresas, de sócios ou colaboradores para poder verificar antecedentes criminais e profissionais pela internet, os Tribunais de Justiça do País a Serasa e outras agências públicas e privadas seguem o Direito à Informação, prestam um serviço muito importante ao País.


FONTE DE PESQUISA: Acesso a informação e controle social das políticas públicas

Nenhum comentário: