Este blog tem caráter informativo e educativo. Coordenado pela professora Mariene-(Mari). Tem por finalidade estimular alunos, professores, e todos aqueles que acreditam que a educação é fundamental, a fazer parte de um espaço virtual de referência, com artigos e textos da autora do blog, e de outros autores, com notícias que falam sobre educação e temas atuais. http://profstecadm.blogspot.com.br by Mariene Hildebrando
Assinar:
Postar comentários (Atom)
27 comentários:
Bom, acho que se o VOTO não fosse obrigatório, a grande maioria das Pessoas não iriam Votar.... por motivos bem claros, por não exixtir políticos honestos...
Mas claro existe um outro lado da história, exemplo que daria é os E.U.A , lá não é obrigatório, mas o pessoal resolveu a pensar e decidirão eleger o OBAMA que hoje é o Presidente dos Estados Unidos, que no meu ver é um excelente Presidente....
Mas nem todos são iguais, nem todos os políticos pensam assim, e querer ser honesto, ser do POVÃO...
Mas esse forúm, no meu ponto de vista, fico como se diz no murro, com os dois lados....
Beijo sora.... Jonathan Jacobs
Turma 25 ADM
Na minhha opiniao há duas versoes para este questionamento.
Acho que pouco iria mudar a questao dos politicos serem honestos ou nao,ou seja,se é que há políticos honestos.
Muitas pessoas votam apenas porque sao obrigados e nem sequer sabem em quem estao votando ou seja,totalmente desinformadas,entao a única certeza que tenho é que o numero de votantes diminuiria, e politicos corruptos continuariam no poder.
Bruna sampaio
Turma 23
Lógico que não, concordo com o Jonathan, certamente as pessoas não elegeriam candidato Algum se não fosse Obrigatório, pois simplesmente iria assumir o poder os candidatos menos piores na verdade e não políticos melhores.
Abração Soraa
Bom, acredito que sim, votamos por obrigação como cidadão, se não fosse obrigatório a grande maioria dos cidadãos não sairiam de suas residências para votar, por motivos no qual hoje em dia não temos opções de candidatos bons, competentes e nem honestos, são poucos candidatos com essas virtudes, porém temos que exercer o voto obrigatório.
Mas resumindo, se não fosse obrigatório concerteza elegeríamos candidatos melhores e talvez mais competentes, porque vamos e convenhamos a política do Brasil hoje em dia viro uma palhaçada.
É uma questão a ser muito bem analisada pelos dois lados e pelas criticas.
Atenciosamente, Pâmela Motta ADM. 25
Não vejo nenhuma relação direta nensse caso, porém compartilho da idéia de liberdade com responsabilidade, incentivar o verdadeiro espírito de cidadania, criando um projeto de nação e não programas partidários, isso sim faria a diferença, enquanto tivermos que escolher o "menos pior" só obrigando mesmo para que os partidos possam se locupletar com essa máquina de status e dinheiro fácil.
Como todos comentaram anteriormente, também acho que se o voto não fosse obrigatório, a maioria das pessoas não votariam, pois se estas votam hoje, é porque o voto é obrigatório.
Mas o lado ruim disso é que por o voto ser obrigatório as pessoas acabam votando num candidato na qual nem conheçem suas propostas.
A maioria não pesquisa o que este candito já fez pela cidade, estado ou país, e vota apenas por votar.
Eu acho que não devemos encarar o voto como um dever que temos que cumprir mas sim um direito que não devemos deixar de exercer.
Como tudo, o voto obrigatório tem seu lado bom, mas tambem tem o lado ruim.
Beijoo sora
Sabrina Raulin - Turma ADM 22
Se com o voto obrigátorio, a maioria das pessoas já votam em branco por não acreditarem que algum politico seja honesto e vá fazer um bom governo, se o voto não fosse obrigátorio, milhares de pessoas nem iriam votar. também não é segredo pra ninguém que há pessoas que prefeririam ficar em casa do que enfrentar filas no dia de votação.
Stephanie Heidrich Turma 13/ADM
Bom, eu sou a favor de que o voto não deveria ser obrigatório,mas pondera-se que para validar uma eleição deveria de se estabelecer um número mínimo de votantes, ou seja, não teríamos a obrigatoriedade do voto,porém,as pessoas mais instruídas teriam em sua consciência de que a nossa falta colocaria em jogo a democracia, a partir deste momento o voto deixaria de ser uma obrigação para ser uma demonstração de amor pátrio e de direito, sendo assim também teríamos maior consciência sobre a importância do voto, diminuiriam as abstenções
e com isto acabaríamos tendo maior número de votos válidos.
André Souza - Turma 13
Creio que sim, pois se o voto em nosso país não fosse obrigatório, as pessoas que votariam, na sua grande maioria, seriam realmente eleitores conscientes e provavelmente se elegeriam políticos melhores.
Carmen Fabiana. ADM Turma 14.
É um assunto interessante...
Pois se olharmos do ponto de vista que aqueles que iriam votar seriam pessoas mais conscientes do seu voto,não somente estariam votando por votar, mas preocupados com o futuro do seu país, talvez elegeriamos politicos melhores.Mas olhando de outro ponto de vista,teria-se uma diminuição significativa no numero de eleitores, o que seria algo ruim. Pois mesmo o voto sendo obrigatório muitos preferem justificar ou votar em branco.
Enfim é algo para se pensar.
Att,
Camila t:14
Se o voto não fosse obrigatório com certeza EU não iria votar.Se mudasse a concepção de candidato pelo povo e eleitores pelo país, quem sabe mesmo não sendo obrigatório todos nós exercessemos a nossa cidadania que nos é de direito, porém um pouco esquecida pela decepção da política em nosso país.
Att
Tania Guedes turma 25
Acredito que isso não influencia nada na escolha, pois independente de obrigado ou não cada cidadão tem uma opinião a respeito de cada candidato, elegendo aquele que acha melhor.
Partindo do princípio de que votar é um Direito e não uma obrigação, não somos obrigados a votar. Votar é escolher e se as opções que me são oferecidas não correspondem ao que almejo não voto. Somos obrigados a comparecer as urnas no dia da eleição, não a votar. Se nosso país é governado por maus políticos não se dá ao fato de sermos obrigados a votar, mas de não sabermos escolher o que é melhor para nosso país. Quando todos os brasileiros descobrirem que o voto é a arma mais forte que eles têm na mão, quando todos souberem exercer o Direito de votar...ai, dos maus políticos
Minha opinião e que se o voto nao fosse obrigado as pessoas nao iriam votar,pois se as pessoas sao forçadas a fazer alguma coisa maioria faz de mal vontade,no caso dos votos nao e diferente.
mas quem sebe assim as pessoas tivessem mais conciencia na hora de votar!
Bom, todos sabemos que a política do Brasil virou uma palhaçada, porém, ainda poucos são honestos e muitos são corruptos, mas a pergunta é será que elegeríamos políticos melhores sem ser o voto obrigatório?
Vendo por uma visão pessimista acredito que não mudaria muito, os candidatos seriam os mesmo, com as mesma ambições mas em números menores, porém, existiria mais chantagens ao povo mais humilde e teria mais a compra de votos.
Se o voto não fosse obrigatório 80% dos brasileiros não sairiam se suas residências para exercer o poder de voto, por talvez como já tinha dito a política do Brasil estar muito má intencionada e ter virado uma palhaçada, por exemplo, Tirica deputado, isso faz algum sentido? Na minha opinião NÃO, se até ontem uma pessoa que cantava e era um semi analfabeto foi eleito, não poderia ser nada além de palhaço no poder brasileiro. Acho que o povo brasileiro já nem liga mais tanto em votar em certos candidatos, fazem isso porque é obrigatório.
Mas claro, isso é no meu ponto de vista, é claro.
Atenciosamente, Pâmela Motta ADM.25
Acredito que já não esta mais nas mãos do povo.A politica só vai mudar o dia em que uma viva alma de um politico "bom" vier.
E como brasileiro não desiste nunca esse dia vai chegar e o Brasil vai mudar,com novas leis,para que a justiça seja feita,de todas as formas...
Achamos que sim, pois votaríamos´por vontade própria, por nossas escolhas e não induzidos a votar em escolhas de partidos e governantes mas em pessoas que normalmente acreditamos.
NOMES:
Maria Paula n° 23
Milena n° 26
ADM 11
Pra nós a questão de ser obrigatório ou não, não é o problema. O problema é que nós não nos informamos sobre os políticos que elegemos. Nem antes, nem durante e nem depois que elegemos eles.
Se o povo fosse atrás de informação sobre eles, com certeza teríamos mais chance de eleger políticos melhores.
NOME:
RITA n° 30
Jaqueline n° 13
ADM 11
eu acho que se o voto não fosse obrigatório, não valeria nada somente algumas pessoas votarem. todas as pessoas devem ter responsabilidade de votar!
eu acho que o voto tem que ser obrigatório sim, pois votar é uma obrigação das pessoas.
Eu acho que não, acho que até muito deixariam de votar, aliás uma boa parte, porque, não se sabe mais quem é honesto e quem não é, então muitos deixarim de votar, e assim novamente iria qualquer um pra lá. prefiro que seja obrigatório assim as pessoas votam.
Acho que sim,pois se não fosse obrigatório a maioria das pessoas que iriam votar teriam consciência do que estão fazendo.Hoje em dia varias pessoas somente votam naqueles candidatos que estão na frente nas pesquisas para não "perder" o voto, mal sabem que talvez estão realmente perdendo o voto por não escolher o melhor para o povo.
Matheus Lima Roldão
Turma ADM 11
Bom,eu ainda sou a favor do voto obrigatório.Pois acredito que o voto é muito importante para abrirmos mão dele.Vale lembrar que muitas pessoas lutaram e morreram antigamente para hoje termos o direito de votar livremente.
Além de acreditar que a classe mais cultural do Brasil deixaria de votar,enquanto as classes mais baixas do Brasil seriam manipuladas e até mesmo compradas por políticos oportunistas e corruptos,o que faria com que os resultados das eleições fossem mais catastróficos do que já são atualmente.
Acredito que no Brasil somente quando houver um maior desenvolvimento cultural e social da população é que se pode ser adotado o voto facultativo.
Rogério Alves
Turma: ADM 21
talvez assim as pessoas não escolheriam qualquer pessoa só por que tem que votar!
na minha opinião se o voto não fosse obrigatório a unica coisa q iria mudar é q muitas pessoas não votariam, o resto não mudaria nada, os politicos iriam continuar mentindo e roubando e as pessoas sendo governadas por pessoas q só pensam no dinheiro.
tamyris avila turma 22
Em meu ponto de vista, acho que a sociedade, não toda mas, a metade dela é composta, por pessoas que votam não pelo candidato, mas sim por votar em qualquer um , já tendo em mente que não importa seu vota, mas sim qualquer um que for eleito não faz o que promete, e não muda o pais, nem cidade, nem estado, então é assim que a maioria das pessoas votam, se o vota não fosse obrigatório, acho que os candidatos se empenhariam um pouco a mais, em suas candidaturas, por que assim ficaria mais competitivo o mercado dos canditados e desputado não tendo a figura TROXA da sociedade de ter que lhes darem votos, para que assim os queridos se banquem em suas cadeirinhas e fiquem ganhando a nossas custas.
Rhadarane 12 adm noite
Poderia ser que sim, se o voto não fosse obrigatório eles iriam ver a insatisfação do povo com essas eleições corruptas e mentirosas que só contam lorotas para o povo e pior é que tem gente que acredita!
Eliana, Turma 12 ADM.
Postar um comentário