sábado, 10 de dezembro de 2011

10 de dezembro- Dia Internacional dos Direitos Humanos

Hoje 10 de dezembro comemoramos o dia Internacional dos Direitos Humanos, são 63 anos da Declaração Universal dos Direitos do Homem.
Por Mariene Freitas

Quando falamos em Direitos Humanos, muitas idéias passam por nossa cabeça, muitos assuntos e discussões, vemos os direitos humanos serem violados a todos os momentos em todos os lugares e em todos os tipos de sociedade.
A discussão sobre os direitos humanos cada vez mais se torna um assunto global, não pode ficar restrito a países, culturas e regiões. Entender os direitos humanos numa perspectiva mais abrangente e globalizada é fundamental no tipo de sociedade em que vivemos atualmente.
Os Direitos Humanos são princípios que servem para garantir nossa liberdade, dignidade, o respeito ao ser humano, são fundamentais para que tenhamos uma sociedade mais justa com igualdade para todos, e para que exista essa igualdade, é preciso haver respeito às diferenças, nem um direito é mais importante que o outro, definir portanto o que são direitos humanos não é tarefa das mais fáceis devido a pluralidade de significados. Os direitos fundamentais correspondem as necessidades básicas do ser humano, aquelas que são iguais para todas as pessoas e devem ser atendidas para que se possa levar uma vida digna.
Os direitos básicos são invioláveis e não podem ser corrompidos em favor de um bem estar maior, o Estado mínimo não deve violar os direitos de ninguém.

Nenhum comentário: