quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Texto dos alunos



Nomes: Bianca, Maurício, Diani, Leticia
Turma 12- Técnico em Administração- 2017

Desigualdade de gênero entre homem e mulher
Art. 5º " Todos são iguais perante a lei sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
       I.            Homem e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição; "
Pesquisas apontam que a desigualdade de gênero começa desde quando somos crianças; 76,8% das meninas lavam a louça e 65,6% limpam a casa, enquanto apenas 12,5% dos meninos lavam a louça e 11,4% limpam a casa.
Vocês algum dia chegaram a se perguntar porque as meninas ganham de presente casinha, panelinhas, bonecas... enquanto meninos ganham bolas, carrinhos, aviãozinhos, super heróis como homem aranha, homem de ferro, entre outros?
Pois é, os pais e familiares tratam as crianças com desigualdade desde pequenos, pondo assim a menina em um papel de "cuidadora" e essa criação influencia toda a vida adulta. Até na escolha da carreira.
A mulher desempenha um papel no qual acha natural trabalhar de dia e durante a noite, cuidar dos filhos, dar atenção ao marido e ainda cuidar da casa, limpar, lavar louça, arrumar a casa, lavar a roupa, fazer compras.
Já em algumas profissões a participação da mulher não é só menos valorizada como também discriminada. Atualmente a mulher já tem mais direitos legítimos garantidos pela legislação trabalhista, e já são a maioria no Brasil em algumas profissões liberais. Mas a mulher precisa trabalhar dobrado para conseguir um salário igual ou aproximado do homem com até tripla jornada de trabalho.
Apesar das mulheres superarem os homens em níveis de escolaridade e representar quase 50% da população do pais, a desigualdade entre homem e mulher é grande, precisamos ocupar os espaços que ainda não ocupamos em função da desigualdade. Devemos lutar por uma sociedade mais justa e com igualdade, independente do gênero, cor, raça ou religião.
Por isso se as famílias criassem seus filhos (meninos e meninas) com mais igualdade, futuramente se tornaria mais positiva para ambas as partes. Meninos e meninas, homens e mulheres deveriam ter igualdade de condições.

Assim mostrando para as crianças que homens e mulheres dividem as mesmas responsabilidades e compromissos em casa, no trabalho e até mesmo no governo do pais. 

Nenhum comentário: