quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Pensamentos e ações

Minha contribuição de fevereiro na p 03 http://www.gazetavaleparaibana.com/111.pdf

Falar sobre o pensamento. Pode ser falar sobre o direito à liberdade de pensamento, que é um direito fundamental garantido constitucionalmente, no artº 5, inc. IV da Constituição Federal. Pode ser  falar de um dos direitos básicos assinalado nos Direitos Fundamentais do ser humano, nos tratados internacionais e nas constituições da maioria dos países do mundo. Art.19 DUDH- Declaração Universal dos Direitos Humanos diz:
“Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão.”
 Como pode ser falar daquilo que nos vai à mente. Daquilo que sonhamos e desejamos, do que não queremos, ou queremos muito, do que não dizemos e que é só nosso.
A liberdade de pensamento é um direito fundamental  essencial para nosso desenvolvimento pleno como ser humano. Não pode ser ameaçado “, reprimido. É de suma importância para que as divergências apareçam, os contrários surjam e novas ideias possam brotar de toda essa pluralidade. É claro que se tenho liberdade para pensar, vou querer emitir minha opinião, minhas impressões sobre o que vai no meu íntimo. Cada um é livre para refletir  sobre o assunto que lhe convém. Somos livres para pensar.” (excerto do meu artigo: A liberdade de pensamento).
            Assunto vasto, falado de todas as maneiras, cantado, tema de poesia, verso e prosa, de livros e músicas e rimas. Chega-nos através da nossa mente em abstrações, ou algo produzido e planejado por nós, racionalizado e às vezes verbalizado. Precisamente aí é que começam os nossos problemas. A partir do momento em que deixamos as palavras o traduzirem. Um pensamento  sobre um amor que só eu sei que sinto, é algo só meu. Quando falo desse amor, posso ser correspondida ou posso sofrer uma decepção por que a recíproca pode não existir. Quando emito uma opinião foi por antes ter pensado sobre o assunto, e a partir daí, estou sujeita a ouvir uma contestação, ou uma crítica, que poderá ser boa ou ruim. Poderei ser confrontada pelo que expressei. Sofrerei consequências, e dependendo do que foi dito, até punições.
            Aí é que entra o meu direito ( de expressar o que penso ) e a minha responsabilidade pelo que digo. Pensar para nós é vital. Existimos então pensamos. Não importa o que. Pensamentos bons, maus, tristes, divertidos, horríveis, felizes, não importa, faz parte de nós.  Pensar sobre o futuro, passado, presente, o real  e o irreal. É algo que trazemos a mente. Podemos controlá-lo, ou podemos deixar fluir, viajar nos devaneios da mente, sem direcioná-lo para algum lugar. Provavelmente quando estamos assim descuidados é que temos as melhores ideias, os melhores insights, num estado de relaxamento da mente. Você já pensou como seria uma vida sem pensamentos? É inimaginável. Definir o que é pensamento é algo complicado, as várias ciências tentaram, mas não se tem um conceito claro, nem no dicionário esse conceito é bom. É algo muito complexo. Existe um limite para nossos pensamentos? Com certeza não, a não ser o que eu mesmo me imponho.
            Através dos nossos pensamentos conseguimos lidar com o mundo e tudo que isso implica. Somos seres que pensam o tempo todo, de forma consciente ou inconsciente. Vamos ter cuidado com o que pensamos, pois nossos pensamentos podem se tronar realidade. Quando os pensamentos se tornam pessimistas, podem influenciar de forma negativa a nossa existência, virando preocupações às vezes descabidas. Pensar negativamente sobre algo, sobre uma situação nos traz prejuízos a saúde mental e física, Podendo nos levar a estados depressivos. Não podemos não pensar, mas podemos ter mais cuidado com o que pensamos. Vamos pensar positivo. Vamos pensar coisas boas, querer bem, pensar em passar amor, em passar boas energias. Pensar grande, pensar amorosamente. Com certeza esse energia boa vai contagiar as pessoas ao redor, e uma corrente de bons pensamentos irá fluir. Isso torna nossa vida melhor. E quando colocarmos em prática o que pensamos, vamos ter o cuidado para que nossas ações não desrespeitem o outro. Vamos agir respeitando os direitos do próximo. A linha que separa até onde vai o meu direito e onde começa o do outro é tênue. Até onde posso ir sem desrespeitar e sem invadir a o espaço de alguém? Acredito que meu direito vai até onde o meu agir não prejudique ninguém.
            Que nossos pensamentos nos levem longe, que sejam bons, produtivos, nos façam sonhar, nos impulsionem, que  a gente consiga dosar emoção e razão. Que a gente pare para pensar aonde queremos ir. Para onde o mundo está indo. Para onde a humanidade está se encaminhando. Vamos pensar qual a nossa participação nesse caminhar. Estou fazendo a minha parte? Estou pensando em como posso melhorar esse planeta? Estou pensando e agindo coletivamente, preocupado (a) com o outro e o mundo que nos cerca?
Pensar. Pensar e agir.
Quem sabe aproveitarmos o dia do pensamento ( 22 de fevereiro ) para  pensar e repensar nossa existência, nossos caminhos, nossos quereres, nossos sonhos, e incluir nesses pensamentos amor, muito amor, pois só ele é capaz de transformar o mundo.
Mariene Hildebrando
e-mail: marihfreitas@hotmail.com



Nenhum comentário: