segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Problemas Morais e Problemas éticos


                         PROBLEMAS MORAIS E PROBLEMAS ÉTICOS

    A origem da palavra ÉTICA vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ETHOS” grego, para o latim “mos” (ou no plural“mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral.
    Ética e moral são usadas por nós como sinônimos, mas existe uma distinção que não é só etimológica. A moral diz respeito às normas que regulam o comportamento do homem, enquanto a ética busca compreender, justificar esse comportamento. Visto que moral e ética estão inter-relacionadas, uma completando a outra, poderíamos dizer que as coisas que devem ser feitas se encaixariam na moral e as que devem ser feitas com mais intensidade se encaixariam na ética.
    As condutas humanas são julgadas a partir de normas estabelecidas, e as decisões tomadas, na sua maioria, também refletem o que está estabelecido. É na ética que conseguimos um pouco mais de liberdade para agirmos de outra forma. As pessoas agem dessa ou daquela maneira baseada nas normas que as obrigam; nosso comportamento acaba se organizando em função delas.
A ética acaba funcionando como um sensor da moral, controlando o comportamento humano.
Considerando que a moral diz respeito a  educação, aos costumes  adquiridos  por uma sociedade, podemos dizer que as normas morais nos obrigam, daí dizer que elas fundamentam os direitos humanos. A dificuldade de exercermos a ética em sua plenitude é que esbarramos no nosso egoísmo, individualismo, e esquecemos de agir em prol de uma coletividade, esquecemos do outro.
Para executarmos a ética, devemos sempre nos colocar no lugar do outro.
A ética pode ser usada em vários sentidos, possui uma abrangência grande, e seu significado vai variar conforme o contexto em que ela está inserida. A moral independe de raça, nacionalidade etc. ela  liga pessoas que se identificam com as mesmas regras sociais, atravessa fronteiras e cria uma identidade comum. Podemos dizer que a moral está intimamente relacionada a formação do caráter de uma pessoa.
A moral e a ética estão presentes tanto no plano individual quanto no social, enquanto a moral é mais prática, a ética nos faz refletir a cerca dela, nos ajudando e orientando. Elas caminham juntas e nós somos livres para usá-las com sabedoria, respeitando a liberdade dos outros e nos orientando na melhor forma de agir e nos comportarmos em sociedade.

Mariene H. de Freitas
Especialista em Direitos Humanos
Email: marihfreitas@hotmail.com

Nenhum comentário: