quinta-feira, 5 de maio de 2011

A Justiça no Brasil (1/11)

58 comentários:

Jonathan Jacobs Botelho disse...

o fato que escolhemos referente ao video Justiça no Brasil, é quando o rapaz de cadeira de rodas foi abordado pelos Pms(pelos Políciais). Acreditamos que o cidadão da cadeira de rodas é inocênce e achamos que sua versão apresentada ao juíz e verdadeira em relatar que foi torturado pelos piliciais. Acreditamos também que isso tudo que aconteceu com ele não poderia ter acontecido... Po que se persarmos ele e um ser humano que paga seus impostos, então tinha que ser pelo menos respeitado.
Por fim então concluímos que os policiais que fizeram todas essas agressões deveriam ser punidos e afastado de seu cargo com policial militar.

Aruana Borile e Jonathan Jacobs
TURMA: 25 ADM

João Thomas disse...

A justiça no Brasil

Na primeira parte do vídeo acredito que o cadeirante não era para estar preso, pois em nenhum momento se teve prova de que ele estava agindo juntamente aos três elementos, ele também foi abordado com agressões antes mesmo de saber o que realmente ocorreu, é muito difícil contar com a Policia, são raros os casos, e outra que conforme dito por ele a Penitenciária não tem condições algum de manter deficientes físicos presos, fora a superlotação temos também a péssima infra-estrutura, eis que vêm à pergunta: Onde estão os Direitos Humanos?
A justiça no Brasil é muito falha, pessoas presas injustamente e outras que deveriam estar presas são rapidamente julgadas e libertadas, isso tudo envolve a classe social. Se uma pessoa que possui uma renda alta comete algum crime ela tem vários privilégios para ser julgada, já se uma pessoa de baixíssima renda comete o mesmo crime, ela é imediatamente detida e demora bastante tempo até receber algum julgamento. E como diz os bonzinhos no meio de tudo isso, que são as pessoas justas e valorizam os Direitos Humanos, só se dão mal, pois por trás de tudo isso existem as pessoas ruins que fazem de tudo pelo dinheiro por receber uma boa propina, e quem tenta se meter a “herói” rapidamente e retirado do meio.

João Thomas
TURMA: ADM 25

Celso Ferreira disse...

Não vi nenhuma uma cena do filme e/ou do cotidiano que expresa a não materialização do direito a educação, porém uma cena que me chamou a atenção ocorreu durante o jantar em família na casa da defensora pública onde ela critica o sistema porque só coloca na cadeia aqueles que são mais humildes e deixa de fora os "cabeças", "os peixes grandes", ela mesma acha que certos criminosos não deveriam ser presos, não deixa claro no entanto o que fazer com eles. Celso Ferreira - Turma 11

Morgana Goulart da turma 11 disse...

A não materialzação do direito foi revelada ao vídeo quando injustamente um rapaz foi aredido, sem ser questionado anteriormente, e sem ter provas foi preso., isto mostra os direitos dele negado, assim como muitas vezes é visto em nosso cotidiano, a não materialização a educação tambem refere-se, por exemplo, ao salario que é pago aos profissionais da educação, pois não são valorizados como deveriam pelo governo.

Sabrina e Marcela - ADM 22 disse...

No caso do cara de cadeira de rodas acreditamos que seus Direitos Humanos foram violados, pois os policiais não tinham direito de agredir fisicamente ou verbalmente uma pessoa deficiente mesmo que culpada.
Frequentes casos como este acontecem no Brasil, policiais acham que tem autoridade suficiente para difamar qualquer cidadão sem provas de que ele é realmente culpado.
Famílias são desmembradas com a injustiça destes que saem pelas ruas atirando e matando inocentes.
Enfim, a justiça brasileira tem muito que progredir, melhorando o sistema e sendo coerente nas situações que exigem agilidade.

Sabrina Raulin e Marcela Bayer ADM 22

Turma 25 , Técnico em Administração, I.E.E. Gomes Jardim disse...

Pâmela Ribeiro E Vanessa
Turma: 25

Vídeo Justiça no Brasil .
Infelizmente,ocorre freqüentemente em nosso país o fato de prender a pessoa errada, muitas gente cumpre penas sem amenos ter cometido algum crime . Outro problema que o país, estados e cidades estão tendo no momento e a falta de preparação para deficientes físicos. Em todos os locais . Concluímos que aparentemente o rapaz da cadeira de rodas não parece ser culpado pelo crime ,infelizmente muita gente paga por crimes que não cometeram.

Pâmela Ribeiro disse...

Pâmela Ribeiro E Vanessa
Turma: 25

Vídeo Justiça no Brasil .
Infelizmente,ocorre freqüentemente em nosso país o fato de prender a pessoa errada, muitas gente cumpre penas sem amenos ter cometido algum crime . Outro problema que o país, estados e cidades estão tendo no momento e a falta de preparação para deficientes físicos. Em todos os locais . Concluímos que aparentemente o rapaz da cadeira de rodas não parece ser culpado pelo crime ,infelizmente muita gente paga por crimes que não cometeram.

jaqueline azambuja disse...

o relato que vamos fazer e referente ao jovem da cadeira de roda,que sofreu uma abordagem que seria desnecessária devido a sua situação atual como ele era um deficiente fisco nao seria necessário toda esta brutalidade que o próprio detento relatou.
acreditamos que este detento nao e culpado,pois os fatos que o juiz tem seriam muito vago para levar ele a uma condenação!
Por fim achamos que o que fizerem com o detento foi uma humilhação,desrespeito e uma crueldade.

alunas jaqueline azambuja e tais ramos.
turma adm 13

Marcio, Amanda e Eliseu disse...

Bom no fato de ser ou não ser culpado não é a questão, independente da condição fisica de uma pessoa, a justiça tem que ser igual para todos, se culpado tem que cumprir a pena e as mesmas condições do que todas as pessoas, deficientes ou não. Mas a justiça é porca no Brasil, onde os verdadeiros criminosos andam soltos por ae, enquanto pessoas de bem são presas por coisa muito poca.

Rodrigo Martin disse...

sobre o video "juatiça"


a cena escolhida por nos , é a do jovem cadeirante. acreditamos que este sofreu uma abordagem desnecessária pelos policiais por ser deficiente fisico e não haver provas concretas de que este estava envolvido na situação criminosa. E pelo relato do mesmo ,aconteceu agressão Física por parte dos policiais
acreditamos que o jovem não tem nenhum envolvimento com o que ocorreu,estava apenas no lugar onde ocorreu o fato criminoso , mas não faz parte da ação criminosa.
também acreditamos que o jovem teve seus direitos negados, por ser deficiente físico e precisar de um atendimento especifico. este também foi humilhado e desrespeitado pelos policiais.

John / Rodrigo . turma 15

Rodrigo Martin disse...

sobre o vídeo "justiça"

escolhemos a cena do cadeirante , que por seu relato ao juiz sofreu uma abordagem de forma desnecessária pelos policiais , sendo agredido , humilhado e detido como cúmplice da ação criminosa.
acreditamos que pelos fatos relatos pelo jovem , este não tem nada a ver com o crime, e foi detido pelos policiais de forma errada..
acreditamos que o jovem teve seus direitos negados , por ser deficiente físico e não ter nenhum tipo de auxilio especifico, este foi enviado a uma cela comum sem preparo para um deficiente físico fazendo se sentir mais humilhado .
por fim acreditamos que o jovem cadeirante não tem nenhum envolvimento com o ocorrido e os fatos seriam muito vagos para levar ele a prisão.

Jhon / Rodrigo : turma 15!

Unknown disse...

Karoline e Marcia - Turma 24 ADM!

A justiça atualmente no Brasil está muito precaria, pois o que aparenta é que só bandido, ou melhor, as pessoas que agem fora da Lei tem direitos. No video mostra claramente isto; os policiais jamais poderiam fazer o que fizeram, pois isso é contra a lei, contraria o que esta escrito no Codigo Civil, pois ninguem pode chegar acusando e violentando outra pessoa sem provas. E agora sinceramente, vocês acham que os policiais seram punidos?? nós particularmente achamos que não.Cadê os direitos humanos nessas horas?? esperamos sinceramente que se ele é inocente, que sai da cadeia o mais rapido possivel e coloque todo mundo na justiça, pois a cadeia nao é lugar de pessoas inocentes e sim culpadas.

bianca barcarolo disse...

A situaçaão escolhida foi a forma da abordagem dos policiais sobre o rapaz.Esta comprovado mais uma vez que a situaçaão financeira da pessoa,conta muito para a justiça.Se um desfavorecido è quem comete o crime a justiça é mais rápida e severa,não dando quase chance de defesa,porém,se um "magnata"o faz,a abordagem é diferene e a defesa consegue apelar de todas as formas para adiar o exercício da lei.
É óbvio que se há um culpado queremos que esse pague pelo que fez.
Onde precisam começar as mudanças,são nos seres humanos corrompidos,se é que podem ser chamados de humanos...

Bianca Barcarolo T:23

Anônimo disse...

Comentário sobre o vídeo Justiça.
Bom acredito que quase todos os direitos do acusado ou seja o cadeirante foram violados começando pela abordagem que os policiais fizeram não era necessário a agressão pois como uma pessoa que anda em cadeira de rodas iria fugir ou agredir algum dos policiais? Depois vem a questão de como um cadeirante convive dentro de uma sela com mais um monte de pessoas sem nenhuma privacidade, o médico e juíza poderiam sim ter dado um atestado para o acusado ficar e um hospital quando ele pede em seu interrogatório. Mesmo que fosse culpado que estivesse junto com os ladrões ele deveria ser preso sim, mas sem violar seus direitos como aconteceu, sendo mal tratado e humilhado.
Clarissa e Lidiane
Turma ADM 16

Juliana Pereira e Thaís Lima disse...

O fato que nos chamou muita atenção no vídeo, é quando o acusado conta sua versão da historia, na qual acreditamos que seja real, e o juiz parece não acreditar muito. No nosso País isso já se tornou normal, pessoas por serem pobres e ingênuas, pagam muitas vezes por atos que não cometeram. Além de ser paraplégico, sofreu maus tratos dos policiais, que acabaram se tornando perigosos para a sociedade e não nos passam segurança. E para isso mudar, é muito difícil, pois pessoas pobres, são sempre vistas como culpadas pela sociedade, o preconceito é que faz que isso ainda aconteça.

Juliana Pereira e Thaís Lima.
Turma: 24 ADM

Thaynan Fontoura e Andrei Barrios disse...

O fato que nos chamou atenção é quando o acusado foi maltratado pelos policiais. Por ele ser pobre e paraplégico, os policiais não acreditam nele, e além de prenderem, bateram nele. Isso é muito normal acontecer no nosso País, mas não devia. A sociedade é preconceituosa, e os pobres não tem chance de se defender. Para solucionar este problema, deveriam colocar profissionais mais qualificados para proteger a sociedade. Policiais que são capazes de bater em uma pessoa paraplégica, não deveriam estar andando por ai com armas. O País precisa melhorar muito para que isso não aconteça mais.

Thaynan Fontoura e Andrei Barrios.
Turma: 24 ADM

Ingrid disse...

Justiça no Brasil

Vídeo sobre o Cadeirante

Achei interessante a sena que o cadeirante diz que foi acusado de ter participado de alguma ação de bandidos, pelos policiais, sendo que, como já citei, ele era cadeirante. Como ele poderia fazer algo?
Muitos direitos aparecem violados nesse vídeo: o artigo v dos direitos humanos, a qual diz que ninguém será torturado ou tratado com crueldade. Ele foi tratado como um nada pelos PM´S, que ainda o acusaram de ter participado de algo que o cadeirante nega.
Acredito que sua versão é verdadeira e que ele foi tratado desumanamente, até pelo preconceito de ele ser pobre ou algo assim.
Os policiais não tinham o direito de praticar violência contra o cadeirante por vários motivos: eles não tinham provas que o incriminassem e ele estava em uma cadeira de rodas. Isso é pura covardia.
Foi um ato totalmente errado e sem dúvida violou muitos direitos.

Anônimo disse...

Justiça no Brasil

Vídeo do Cadeirante

Ingrid Escouto - TURMA 16

Achei interessante a sena do vídeo onde o cadeirante conta ao juiz que os policiais o acusaram de ter participado de uma ação. Eles ainda usaram violência e isso tudo sendo que o rapaz estava de cadeira de rodas. Como ele seria capaz de fazer algo?
Muitos direitos aparecem violados nesse vídeo: um é o artigo 5 dos direitos humanos, onde diz que ninguém será torturado ou tratado com crueldade, esse cadeirante foi tratado sim com total crueldade.
Acho que os policiais não tinham o direito de partir para a agressão, sendo que o rapaz estava indefeso, eles não tinham prova de algo e estavam espancando um cadeirante. Existe algum direito sendo usado nesse caso? Nenhum.
Os PM´S foram covardes ao abusarem de sua autoridade para humilhar um cadeirante. Isso mostra o preconceito, pois o rapaz era pobre.

Clóvis, Everaldo T23 disse...

Bom no fato de ser ou não culpado não é a questão, pois a justiça brasileira está muito porca. Muitas pessoas de bem estão presas por engano, e muitos criminosos estão ai na rua, roubando e matando pessoas inocentes. A justiça tem que ser igual para todos, se culpado, tem que pagar a pena do mesmo jeito que os outros, sendo deficiente ou não.

Samara disse...

Em relação ao video,no meu ponto de vista é dificil afirmar com clareza se o cadeirante é realmente participante do crime mesmo afirmando ter antecedentes criminais,pois ocorreu em pleno carnaval epoca de grande tumulto e aglomerações de pessoas,e no momento a policia ao querer ''demostrar serviço'' pegou uma pessoa e a agrediu fisico e psicologicamente,para nao dizer que os meliantes sairam impunes,no caso deste rapaz ao ver a situção de cadeirante e ao lembrarmos que em nosso pais ja para quem nao tem deficiencia fisica as condiçoes nas penitenciarias sao precarias, muitas vezes pelo fato de uma pessoa ja ter esta limitação poderia ser considerada a pena cumprida,mas tambem é claro em certos casos tendo provas cabiveis para o julgamento correto talvez com penas alternativas nao livrando o mesmo de pagar pelo crime cometido.

Samara Menezes de Oliveira,
Turma 23

Crislaine Adm 23 disse...

Todos nós sabemos que os policiais são provalecidos, principalente com aqueles que eles sabem que não tem como se denfender, como foi o caso mostrado no video, independente do depoimento do acusado, foi crueldade o que fizeram com este rapaz pois ele estando em uma cadeira de rodas obviamente estava sem defesa alguma , esta video só mostrou mais uma vez o que estamos cansados de ver a injustiça neste país e a verdadeira identidade da maioria dos policiais que quando se trata de criminosos e gangs eles não batem neles porque parece até que sentem medo, mas quando trata-se de pessoas indefesas eles fazem questão de machucar para mostrar que "estão no poder".
parabéns a nós por termos esta justiça "suja" no Brasil.

Anônimo disse...

Parte do filme “A justiça no Brasil” em que o preso pede para ser transferido para um hospital porque fica constrangido em fazer suas necessidades fisiológicas diante dos outros presos, e o juiz diz que se não for por motivos de doença não poderá removê-lo, pois só um médico poderia solicitar que ele fosse transferido. Mas necessidade fisiológica não tem nada a ver com laudo médico e acho que ai foi violado o direito à vida e o da integridade física e moral de qualquer ser humano.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
XLIX - é assegurado aos presos o respeito à integridade física e moral;

Eliana Ramirez, AdM 12.

Anônimo disse...

Camila Soares e Daniela Camargo
Téc Adm Turma:14

Na nossa opinião, a parte que foi negado os direitos humanos, foi a parte do cadeirante, pois ele comentou que foi abordado e já agredido pelos policiais, apenas por estar do lado das "ferramentas" dos individuos. Sendo que ele não teve nem chance de se explicar, e ja foi levado para a delegacia e encaminhado para o Juiz. O depoimento dele, acreditamos que é verdadeiro, pois hoje em dia, vemos casos assim todos os dias na televisão.O direito do cadeirante de ter uma certa privacidade, por não poder fazer certas coisas sozinho.Foi negado pelo Juiz, constatando que o cadeirante tinha que passar por uma visita médica.
Cadeirante, mas porém negro, será que não rolou preconceito? Claro que sim, pois os direitos dele foram negados, sem ao menos ter a chance de se explicar. Onde vamos parar como isso? Se temos direitos e não podemos usá-los, somos condenados inocentes. Sendo que os verdadeiros ladrões estão ai na solta, fazendo o que querem.

Anônimo disse...

Na nossa opinião, a parte que foi negado os direitos humanos, foi a parte do cadeirante, pois ele comentou que foi abordado e ja agredido pelos policiais, apenas por estar do lado das "ferramentas" dos indivíduos.Sendo que ele não teve nem chance de se explicar, e ja foi levado para a delegacia e encaminhado para o Juiz. O depoimento dele, acreditamos que é verdadeiro, pois hoje em dia, vemos casos assim todos os dias na televisão.O direito do cadeirante de ter uma certa privacidade, por não poder fazer certas coisas sozinho.Foi negado pelo Juiz, constatando que o cadeirante tinha que passar por uma visita médica.
Cadeirante, mas, porém negro, será que não rolou preconceito?Claro que sim, pois os direitos dele foram negados, sem ao menos ter a chance de se explivar. Onde vamos parar como isso? Se temos direitos e não podemos usá-los, somos condenados inocentes.Sendo que os verdadeiros ladrões estão ai na solta, fazendo o que querem.

Anônimo disse...

Na nossa opinião, a parte que foi negado os direitos humanos, foi a parte do cadeirante, pois ele comentou que foi abordado e ja agredido pelos policiais, apenas por estar do lado das "ferramentas" dos indivíduos.Sendo que ele não teve nem chance de se explicar, e ja foi levado para a delegacia e encaminhado para o Juiz. O depoimento dele, acreditamos que é verdadeiro, pois hoje em dia, vemos casos assim todos os dias na televisão.O direito do cadeirante de ter uma certa privacidade, por não poder fazer certas coisas sozinho.Foi negado pelo Juiz, constatando que o cadeirante tinha que passar por uma visita médica.
Cadeirante, mas, porém negro, será que não rolou preconceito?Claro que sim, pois os direitos dele foram negados, sem ao menos ter a chance de se explivar. Onde vamos parar como isso? Se temos direitos e não podemos usá-los, somos condenados inocentes.Sendo que os verdadeiros ladrões estão ai na solta, fazendo o que querem.

jerusa disse...

Infelizmente,nosso país tem mostrado que Justiça não está sendo correta.
Pelo que podemos ver no vídeo o Carlos Eduardo,com seu problema fisíco tem mostrado que está falando Verdade.
Pois tem muitas pessoas sendo presas injustamente,ou sendo confundida com pessoas que deveriam estar preso,porque ele é um cadeirante.
Jerusa,Jessica Turma:24 Adm

Anônimo disse...

Raissa Oliveira
Turma: 11 ADM

O fato do rapaz da cadeira de rodas que foi abordado pelos policiais, ele relata que é inocente. Acredito que seja verdade pois as condições em que o rapaz se encontra é numa cadeira de rodas, em que tenho a aparencia que o rapaz se encontra nesse estado a tempo ate mesmo antes de ser abordado. Todos nos sabemos de fatos que alguns policiais abusam de seu poder e batem em pessoas inocente, acredito então que o rapaz de cadeira de rodas sofreu de um abuso dos policiais, dando a ele inocencia.

stephanie heidrich. disse...

O que não existe no Brasil é justiça. Pessoas inocentes e por um certo lado "indefesas" são julgadas injustamente, sendo que existem processos não resolvidos e famílias sofrendo por isso.
Todos nós temos direitos, e os policiais, só porque ocupam este cargo, não têm o mínimo direito de tratar as pessoas do jeito que trataram o cadeirante do vídeo.
Esses policiais que agem com agressões e com desigualdades deveriam ser punidos, o que é muito dificil pois se a justiça brasileira não puni nem os "malandros" que andam por ai, imagina os policiais.

Stephanie Heidrich e Cássio Dias
turma 13

Thais Silveira da turma 11 disse...

Concordo também a respeito dos direitos do cadeirante, pois ele é sim um portador de necessidades especiais e jogando ele numa prisão não vai resolver os problemas, ele pode até ser culpado, mas ele tem direitos e o direito dele é ter um tratamento médico, e suprir as necessidades que ele tem.E os policiais como sempre tratando as pessoas como animais, até aquelas que tem necessidades especiais.

Anônimo disse...

DIREITO = DIGNIDADE
Se todos nossos direitos fossem respeitados, principalmente aqueles que estão na constituição, o povo brasileiro melhor e mais digna. Porém nossos direitos não são respeitados, por isso essa situação caótica em nosso país principalmente na lei brasileira.
Um país que fala muito em "Direitos Humanos e que condena o Preconceito" está muito longe do ideal, pois a cada dia se vê mais e mais injustiças por todos os cantos do país. Será que "Direito é para todos ou Privilégio de poucos."
A justiça no Brasil deve se espelhar na constituição que já é completa só falta ser colocada em prática.

TANIA E WAGNER , ADM 25

Matheus Lima disse...

nada justifica a agressão sofrida pelo cadeirante,esta que foi praticada pelos próprios policiais uma autoridade que deveria servir como exemplo de ética e cidadania no trabalho, mas que no dia a dia nas ruas não acontece bem assim,como vemos nos noticiários, sobre policiais que se aliam ao crime e ao trafico de drogas para obter algum tipo de vantagem, não exercendo o poder de apreensão e prisão desses indivíduos.
O fato é que esse foi um ato de covardia contra esse cadeirante que nem ao mesmo teve reação,para se defender,vejo também não só por um ato de agressão mais uma covardia contra alguem que não pode se defender por limitações físicas.
Para mim o individuo cadeirante é inocente pois não tinha condições de praticar os atos descritos,mas vejo na primeira parte que o juiz não pediu nenhuma prova do delito,isso infelizmente é o que acontece no nosso pais policiais abusam do poder e pessoas sem recursos financeiros ou intelectuais são presos sem provas.


Matheus Lima Roldão
TURMA: 11 ADM

Anônimo disse...

No vídeo mostra a realidade da penitenciarias do Brasil, sem nenhuma infra estrutura e condições para que os infratores da lei se reabilitar para poderem conviver em sociedade, de modo que não voltem a cometer outros delitos, a historia do rapaz na cadeira de rodas de mostra que os direitos não são para todos, mas só para aqueles que podem contratar “ótimos advogados” como no caso do jornalista Pimenta Neves que só depois de 11 anos de sua prisão decretada pode ser preso mesmo sendo réu confesso de assassinato de sua então esposa. E no vídeo mostra o rapaz na cadeira de rodas que nem consegue uma cela especial para deficientes mesmo ficando clara a sua inocência na acusação.

Herbert Oliveira
Turma: ADM 21

Thaís Mesquita disse...

na minha opnião o rapaz do vídeo foi acusado injustamente, pois ele não teria como condições de fazer o que estava sendo acusado pois ele estava em uma cadeira de rodas, eu achei que não houve direito humano nenhum sobre ele pois ele foi agredido pelos policiais, e a justiça não foi feita por que ele foi preso e agredido injustamente.

Turma 15 ADM disse...

No filme 'Justiça', podemos perceber a situação degradante da segurança do país, observando o modo que trataram o cadeirante, tanto pelos juizes como pelos políciais. Sendo o homem inocente ou culpado não deveriam tratá-lo com descaso, pois ele necessita de cuidados especiais, não podendo ficar numa cela com outros prisioneiros.
Podemos perceber que, muitas vezes, a justiça falha com a população, não julgando de forma certa os culpados e colocando inocentes na cadeia.

Luana Schranck e Stephanie Martinelli
Turma: 15 ADM

Caroline Rodrigues Aguiar disse...

Na minha opiniao o cadeirante nao teve direito nem de se explicar direito, e os policiais foram muito brutos com ele, e mesmo que ele fosse culpado nao deveria ter apanhado como ele diz.

Naíse Toledo turma 11 disse...

O tema tratado revela o descaso que a justiça nos proporciona demonstrando o despreparo desde a base até o topo da pirâmide demonstrando descaso com deficiente que por sua vez não possui uma perna.Esta sendo julgado por um crime que por sua situação física não poderia tê-lo feito. Relatando as condições de sua prisão a um magistrado que por sua vez o trata com descaso que a justiça nos proporciona, não dando importância às condições da prisão e ao sistema prisional que esta exposto o acusado.

Naíse Toledo
Turma 11

Anônimo disse...

Consideramos injusto o fato do rapaz ser agredido pelos policiais, tendo ele culpa ou não, nada dá direito para partir para a agressão. Policiais que usam seus cargos para fazerem o que lhes melhor cabem deveriam ser punidos e afastados de seus cargos. Também foi injusto o fato dos policiais não terem provas e mesmo assim efetuarem a prisão, o rapaz estava sozinho no momento que foi abordado não havendo flagrante sobre a ligação deste com os outros elementos. Outro critério que avaliamos é que o direito dele como deficiente não foi avaliado, pois as prisões deveriam ser estruturalmente adequadas à detenção de presos deficientes. Deveria ter sido fornecido ao juiz um laudo médico da capacitação diária do detento, incluindo banho, necessidades físicas e higiênicas.

Gesiela Pereira da Silva
James Gross
Juliana Lopes

TURMA 15

Luiza Fabiana, turma 12 disse...

Creio que foi violado sim, os direitos do cadeirante. Que foi preso sem acusação alguma, já na cadeira de rodas, sendo alegado que ele tinha pulado de um muro e estava junto com outros rapazes. Como que um cadeirante vai pular de um muro? E se tivesse pulado, estaria todo machucado, no minimo. Foi violado os direito do cidadão também, quando ele pede para ser transferido para um hospital pelas condições dele e ter outras pessoas na mesma cela, o que seria muito constrangedor para qualquer pessoa.
Acredito que o juiz se precipitou e não respeitou devidamente os direitos do cadeirante.

Mariene Hildebrando disse...

que aconteceu no video " A Justiça no Brasil " acontece muitas vezes, por que os policiais tomam atitudes sem saber se a pessoa está envolvida em brigas ou crimes, como eu notei no video os policias prenderam um moço de cadeira de rodas mas antes de prende-lo eles o jogaram no chão e bateram nele, sendo que ele é portador de cadeira de rodas eu aho errado os policiais tomarem certas atitudes, pois com os criminosos de verdade eles não fazem nada na maioria das vezes e com os inocentes eles tomam atitudes erradas como prender, bater ou ate matar.
Esse video mostra como é a vida de pessoas que vão presa por engano ou até por estarem perto do acontecido, muitas vezes sem saberem o por que estão sendo presos.

Caroline Costa de Azevedo e Istarlen F. Cunha.
Adm 11

Anônimo disse...

que aconteceu no video " A Justiça no Brasil " acontece muitas vezes, por que os policiais tomam atitudes sem saber se a pessoa está envolvida em brigas ou crimes, como eu notei no video os policias prenderam um moço de cadeira de rodas mas antes de prende-lo eles o jogaram no chão e bateram nele, sendo que ele é portador de cadeira de rodas eu aho errado os policiais tomarem certas atitudes, pois com os criminosos de verdade eles não fazem nada na maioria das vezes e com os inocentes eles tomam atitudes erradas como prender, bater ou ate matar.
Esse video mostra como é a vida de pessoas que vão presa por engano ou até por estarem perto do acontecido, muitas vezes sem saberem o por que estão sendo presos.

Caroline Costa de Azevedo e Istarlen F. Cunha.
Adm 11

Anônimo disse...

Infelizmente o vídeo "Justiça no Brasil" retrata a defasagem encontrada na maioria das penitenciarias brasileiras, que não apenas estão sempre acima de sua capacidade máxima, mas também deixa claro a falta de infra-estrutura delas, que não contém nem celas especiais para portadores de deficiência.
O vídeo também mostra a dura realidade da segurança pública no Brasil,onde policiais muitas vezes mal pagos e pouco qualificados acabam prendendo e violentando pessoas sem provas,somente para solucionar certos crimes.
A cena escolhida foi quando o cadeirante relata quando foi abordado pelos policiais e agredido fisicamente.
Infelizmente essa é a realidade da justiça brasileira,onde pessoas influentes e com possibilidade de pagar bons advogados encontram brechas nas leis e acabam nem sendo presas,e pessoas pobres sem condições acabam muitas vezes sendo presas injustamente.

Rogério Alves
Turma:ADM 21

kathiane Maia ADM 25 disse...

O fato mostrado no video de um cadeirante ter sido preso acusado de assaltar residencia,já e por demais absurdo,digo não que não possa ocorrer,mas seria estranho,o cara foi preso como ele disse foi retirado da cadeira de rodas,bateram nele,bom agente sabe né quando eles querem mostrar serviço e assim.
Oque mais me deixa indignada nessa historia é que parece que o juiz não escutou oque o preso disse sobre ele ja estar na cadeira de rodas quando ele foi preso,ele nem se importou com oque ele falou das suas dificuldades para fazer suas necessidades basicas,não dando assim importancia para os direitos do preso.
Numa situação dessas tanto os policiais que agrediram o rapaz quando efetuaram a prisão,tanto o juiz deveriam perder seus cargos,um por negligencia acho que pode ser chamado assim a má vontade dele com o preso e os outros por abuso de autoridade e por agredirem um deficiente fisico.

Kamila Oliveira disse...

O filme “A justiça no Brasil” mostra a realidade do que acontece no Brasil. O que mais me chamou atenção foi os relatos do cadeirante, ele foi abordado pelos policiais de forma estranha e sofreu maus tratos por eles, além disso, eu acho que por ele ser paraplégico ele deveria ser tratado um pouco diferente, como ele mesmo falou que queria ser transferido para um hospital, pois é ruim para ele fazer suas necessidades fisiológicas na frente dos outros presos. Isso deveria ser pensado melhor e eu acho que ele deveria ter uma pouco mais de privacidade, até porque a pessoa se sente constrangida diante dessa situação. Então eu acho que os diretos dele foram negados sim, e isso é errado principalmente pela situação que ele se encontra, e pelo fato de não ter provado que ele foi o culpado mesmo.
Kamila Oliveira, turma 12.

Anônimo disse...

No video sobre a justiça vimos que um cadeirante foi acusado de roubo, mais sem provas de que era ele, o fato é que os policiais chegam batendo e pra depois perguntarem muitas vezes eles fazem torturas acusando o primeiro que esteje no local e o acusando dizendo que ele tinha roubado uma casa, mais como um cadeirante sem as "pernas" terias condiçoes de pular um muro e roubar.E sem falar das condiçoes das penitenciarias brasileiras quem estao com lotaçao maxima e sem condiçoes de higiene, principalmente para as pessoas com deficiências que presicam de alguns cuidados especias. Nosso País tem que mudar muito a entre a Justiça e a Policia Pois temos inocentes pagando por erros de outro.

Silvio Luiz R. Putrique
TURMA 14 ADM NOITE

Josiane disse...

Josiane Silva
e Turma 13

O relato que vou fazer e referente ao jovem da cadeira de roda. O fato de ser ou não ser culpado não é a questão, independente da condição fisica de uma pessoa, a justiça tem que ser igual para todos, se culpado tem que cumprir a pena e as mesmas condições do que todas as pessoas, deficientes ou não. Mas a justiça é muito porca no Brasil, onde os que deveriam estar presos estão soltos por ai, enquanto pessoas honestas estão sendo presas por injustiça, por estarem no lugar errado, na hora errada.

Kassia Trevisan disse...

Neste caso, acredito que a lei é covarde, pois, analisando os fatos que condições um cadeirante tem de assaltar uma casa? Que direito a polícia tem de chegar agredindo e acusando o indivíduo sem lhe dar uma chance de se explicar e mais, fato desumano colocar uma pessoa deficiente numa cela com 79 presidiários. Este fato é repugnante e revoltante.
A justiça no Brasil é injusta e sem escrúpulos, desrespeitando totalmente os direitos da humanidade.


Kassia,Mariana,Silvio,Josiane
TURMA: 14

Anônimo disse...

Neste caso, acredito que a lei é covarde, pois, analisando os fatos que condições um cadeirante tem de assaltar uma casa? Que direito a polícia tem de chegar agredindo e acusando o indivíduo sem lhe dar uma chance de se explicar e mais, fato desumano colocar uma pessoa deficiente numa cela com 79 presidiários. Este fato é repugnante e revoltante.
A justiça no Brasil é injusta e sem escrúpulos, desrespeitando totalmente os direitos da humanidade.

Mistérios da Fé disse...

Acredito que o Juíz deveria ter ido mais a fundo e verificar se as afirmações do rapaz eram verdadeiras. E mesmo que ela não estivesse falando a verdade onde está o direito do ser humano, ele precisaria de uma lugar especial pra ele ficar detido.
Por ele ser deficiente isso já seria um motivo pra ficar em sela especial.


Tamyris Turma:12

Tamyris e Sara disse...

A respeito do primeiro vídeo sobre o cadeirante, achamos que os policiais que efetuaram a prisão estavam errado pois de acordo com que a declaração do acusado ele não estava portando nada que o fizesse suspeito pois as pessoas que estavam com os objetos lagaram no chão e como ele estava próximo foi acusado. No momento que ele estava preso aguardando que o chamassem para depor sua deficiência foi ignorada e este teve que se igualar a pessoas que não possuem deficiência pois não havia no ambiente nenhuma estrutura para deficientes e ele teve que ficar jogado e com muita dificuldade de locomoção e principalmente de ir ao banheiro, achei isso muito errado. Os direitos das pessoas devem ser mantidos sempre mas não é o que esta acontecendo policias usam da agressão sem nenhuma necessidade e abusam de sua autoridade.
Sobre o vídeo do rapaz que estava sendo acusado do roubo do carro, achamos seu depoimento com muitas controversas pois ele disse que o dono do carro o tinha desde dezembro sendo que tinha que queixa de roubo a dois dias atrás. Acho que ele pode ser culpado sim pois alem de tudo já havia cometido furto de carro. Gostei de guando ele mencionou sobre seus filhos e a juíza disse que na hora da farra ele não pensou na família hehehe.
Guando mostraram a prisão foi uma cena muito chocante pois a cela estava super lotada e os presos não tinham nem como se mecher, imagina uma pessoa com deficiência, não tem condições nenhuma de ficar neste local.
Sobre a prisão dos rapazes que estavam na favela e os policiais acharam ele com atitude suspeita. Eles não podem ser acusados de porte de arma se eles não os pegaram com a arma e sim as acharam depois jogadas no chão, isso não prova que eles estavam com a arma.


tamyris Coelho e sara braule turma 22

Blog Bruna disse...

O cadeirante da primeira historia do vídeo mostra que no Brasil existe muita injustiça, quando ele conta como aconteceu sua abordagem acredito que os policiais trataram ele com uma diferença enorme por causa de sua deficiência. E como os presídios do nosso pais não têm nenhuma estrutura para receber uma pessoa com necessidades especiais, ate mesmo o juiz se surpreende quando ele fala que foi preso já com a deficiência, o caso desse homem tem de ser “estudado” pois acredito que ele é inocente e esta pagando por algo que não cometeu, ou o mínimo dar a assistência mínima de higiene que ele pedi.

Bruna Bruniszaki
Adm 21

Turma 25 , Técnico em Administração, I.E.E. Gomes Jardim disse...

Aline Lul
Com certeza o mais injusto foi o vídeo do cadeirante, pelo despreparo da polícia que aborda as pessoas de qualquer jeito, machucando, gritando, como aconteceu com aquele rapaz, aproveitam-se da farda e tentam impor respeito, mas nada disso seria necessário se eles fossem bem preparados. As penitenciárias por sua vez são hiperlotadas, o que dificulta a recuperação dos detentos e faz com que eles saiam pior do que entraram.
Aline Lul e Priscila Lisiane
Turma 25 ADM

Bruna e Natalia disse...

Bom naum se sab ao certo se o rapaz é culpado ou nao,mas acreditamos que ele seja inocente,pois hoje há muito preconceito nesse mundo, ele por ser um cadeirante naum devia ter sido abordado com torturas, pois deve haver no minimo um respeito pela sua situação fisica da pessoa, mas a realidade é que se vive em um mundo que a toda hora pessoas inocentes pagam pelos crimes de bandidos.

TURMA:23
BRUNA SAMPAIO
NATALIA PEREIRA

Sala Portinari disse...

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU:

"Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade." - Artigo 1º


Deveria funcionar bem se não ficasse, na maioria das vezes, só na teoria. Na prática vemos um monte de desigualdades e preconceitos que acabam privando algumas pessoas de viverem com um mínimo de dignidade.

Acabam privando-as do direito de recorrer em legítima defesa no que lhes diz respeito, sem mencionar a privação dos direitos mais básicos como por exemplo o de "ir e vir", isto de uma maneira que as vezes deixa de lado até o bom senso(como no caso do filme).

O que nos resta e fazer a nossa parte, agindo uns com os outros em em espírito fraterno e não nos calando diante das injustiças ocorrentes nos dias de hoje.

Alunos: André, Cristian, Juliana S. Juliana Z.

Sala Portinari disse...

Direitos humanos são os direitos de liberdade de toso os seres humanos. Normalmente tem a idéia de liberdade de expressão e pensamento, indicam igualdade perante a lei.

Resguardam os valores mais preciosos da sociedade ou indivíduo que são a solidariedade, igualdade, fraternidade, liberdade e dignidade.

Alunos: Andréia, Fernanda, Lidiara e Viviane.

Sala Portinari disse...

É um conceito que tem a idéia de liberdade de pensarmos e de nos espressarmos na lei,um direito básico que todos nós temos. Sem esses direitos basicos não somos capazes de desenvolver as nossas liberdades de sermos quem somos e de escolher o que devemos ser. Portanto isso tudo envolve todos os nossos direitos desde que não ultrapasse os limites da lei.

Alunos: Gleciane, Eliane, Kimberlu e Micheli

Sala Portinari disse...

É o direito que os indivíduos que convivem em uma sociedade tem em comum, em relação a sociedade em que vivem.
Os direitos humanos se subdividem em vários tipos de direito como direito de expressão.
O direito humano vai muito desse termo: "O meu direito é o dever do outro", isto é, o meu direito termina quando eu interfiro no direito do outro; e no momento que eu tenho direitos o outro tem o dever de
cumpri-los.


Alunos: Tais Rodrigues, Jaqueline Azanbuja

Sala Portinari disse...

De ma forma geral entende-se que pé a garantia dos direitos básicos naturais de cada ser humano, tais como, o direito à vida, à liberdade, à igualdade, às condições de vida essenciais como moradia, educação, alimentação,paz, trabalho, ter assegurado por lei seus direitos de cidadão como voto, liberdade de expressão entre outros. Direitos humanos são atrelados a tudo que nos permite, como cidadãos desta terra, ter uma vida de paz e felicidade.

Alunos: Douglas e Franciele

Anônimo disse...

Comentário filme justiça


O Juiz usa uma roupa especial chamada beca, toga, vestuário de Magistrado, usa uma linguagem formal rigorosamente dentro dos padrões da língua portuguesa aplicando ainda a linguagem técnica do Direito, o que torna uma linguagem bem distante da maioria das pessoas sobre quem a lei é imposta, os réus. As pessoas que comparecem como depoentes geralmente estão nervosas, ansiosas e temerosas, preocupadas com o que vão falar afinal suas vidas podem também estar em jogo. Os réus, geralmente alegam inocência e desconhecimento de coisas que lhes são conhecidas, como os procedimentos adotados pelo crime organizado nos locais onde residem e com os quais são envolvidos. Nos Corredores e salas de espera dos prédios (Fóruns) onde se aplica a justiça as pessoas se comportam de maneira solene, silenciosamente, como se estivessem em um ambiente “sagrado”, desde os magistrados aos simples visitantes. Alguns até discordam do sistema, como é o caso da defensora pública que meio frustrada, em conversa informal afirma que só os “pé-de-chinelo” são presos, como a mulher que furtou 03 óleos de pele de um supermercado, etc. Mas é apenas um desabafo, submete-se a lei e a obedece rigorosamente.
E a Religião? É o refúgio da mãe desesperada que se apega a sua fé para alimentar a esperança da mudança, do livramento do seu filho das mãos da justiça A esposa, coitada, grávida, não sabe o que fazer. O réu, quase sempre em silêncio, mas defendendo-se como pode, falando só o que acha que deve, quase sempre silenciando parte da verdade, que muitas vezes é conhecida do estado, da polícia, do juiz, mas quem poderá provar? Seu comportamento é de réu, desobedeceu à lei da sociedade, tem que pagar, mas, nos limites da lei.
A liberdade? É um sonho. Quando saí, nunca mais será o mesmo. O Alvará de soltura nas mãos é a liberdade das grades, mas a saúde física, debilitada; a psicológica, comprometida. Voltar a ser cidadão brasileiro, tem que ser herói e estar acima de tudo isso para ser novamente. O ambiente prisional retratado no filme “a Justiça” e que provavelmente representa a maioria dos ambientes prisionais do Brasil, é propício a desenvolver no ser humano os piores sentimentos e pensamentos já desenvolvidos por algum ser humano comuns, imagine o que não pode fazer por alguém que já é propenso a praticar atos de revolta e rebeldia contra a sociedade e a vida humana! São criminosos, mas seres humanos. Onde está a dignidade humana defendida pela Constituição Federal? O que o Estado está fazendo com a idéia de “repressão” ao crime e de re-socialização do criminoso? Será que em situação tão desumana alguém poderá ser re-socializado?
O Mestre Jesus já defendia a repressão ao crime, mas o cuidado com o criminoso, ao defender a idéia de aborrecer o pecado e amar ao pecador.
A Justiça se aplica pelo Poder Judiciário, mas é executada pelo Poder Executivo. Igualdade e Dignidade são princípios desejados por todos, para alguns, nunca passarão do desejo.


De: Gabriela Seixas, Gisele Araujo e Lisianne Paviane Turma15 administração noite